segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

BUSCA DE UMA ARQUITETURA

Breuer, após sua chegada nos Estados Unidos, busca desenvolver uma arquitetura americana, mas suas referências não deixam de estar ligadas a Europa, de onde busca o conforto através da tradição inglesa, mas colocando em vista a “justaposição entre a metáfora da maquina européia e a eficácia da maquina geradora de conforto norte-americano, ou ainda, a consciência de uma identidade” (Cunha, site vitruvius) para incorporar em seus projetos.
O estilo que Breuer tenta criar enfatiza o contexto existente nos EUA capitalista do Período pós-depressão e também do período pós-guerra que refletiam o nascimento de um modo de vida americano cujos princípios privilegiavam o indivíduo, não o coletivo.
Este contexto influência seu desenho arquitetônico que, através de alguns recursos, valoriza a idéia do individual, desprivilegiando os espaços coletivos, que tem pouca força em seu projeto.
Nessa tentativa de compor uma tipologia doméstica, Breuer distribui alguns pontos que se tornam marcantes em todas as suas residências desse período (que dura aproximadamente quarenta anos). São recursos de projeto que moldam seu raciocínio espacial, tais como a disposição da lareira e a criação de zonas especificas.
Dessa forma, a partir principalmente da leitura do artigo “Diálogos imaginários: Marcel Breuer e Vllanova Artigas”, de
Marcio Cotrim Cunha, analisamos este projeto da Chamberlain Cottage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário